A Revista de Direito Comercial é uma revista jurídica que tem como conteúdo o Direito Comercial em todas as suas vertentes e especialidades, visando o estudo, o aprofundamento e a divulgação do Direito Comercial, venha ele da prática, da legislação, da doutrina ou dos tribunais estaduais e arbitrais.

A Revista de Direito Comercial tem como objetivo a divulgação do Direito Comercial, na sua totalidade, abrangendo o Comércio de terra, mar, ar e espaço, real ou virtual, pretendendo-se que seja útil para comerciantes, empresas, consumidores, trabalhadores, magistrados, advogados, professores e todas as pessoas que convivem com o verdadeiro labirinto que são os problemas do Comércio.

A Revista de Direito Comercial assegura o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.

No caso de a Revista de Direito Comercial ter publicidade esta será imediatamente identificável, ou identificada através da palavra «Publicidade» ou das letras «PUB», em caixa alta, no início do anúncio, contendo ainda, quando tal não for evidente, o nome do anunciante.

A Revista de Direito Comercial é publicada online, em www.revistadedireitocomercial.com ou www.revistadedireitocomercial.pt.

Não se restringe ao Direito Comercial português, abrange a globalidade do que jurídico-culturalmente se entende como Direito Comercial em todo o mundo. O Direito Comercial é historicamente um direito que tem como objeto o Comércio, como fenómeno humano económico que liga as pessoas e os povos, independentemente de fronteiras e de regimes políticos. Não se restringe ao Direito Comercial atual, o Direito Comercial é um direito com antiguidade imemorial, e que se foi sedimentando no tempo e nas práticas dos mercadores e da mercância e assim continua a sê-lo e será no futuro. A perspetiva do futuro do Direito Comercial está também no conteúdo desta revista. Abrange também indistintamente o que se costuma referir como as abordagens mais teóricas e mais práticas, mais ligadas à academia e mais ligadas à advocacia; o Direito Comercial é gerado pela prática mercantil e pelo labor académico, sem hierarquia de relevância.

A Revista de Direito Comercial é internacional, como o Comércio.

A Revista de Direito Comercial é democrática, como o Comércio.

A Revista de Direito Comercial é célere, como o Comércio.

A Revista de Direito Comercial é orientada à resolução de problemas, como o Comércio.

A Revista de Direito Comercial é moderna, como o Comércio.

A Revista de Direito Comercial respeita toda a evolução histórica do Comércio.

 

Lisboa, 06 de fevereiro de 2017